Turismo

Pontos turísticos de João Pessoa

Conheça João Pessoa e suas belas praias urbanas

Uma das menores e mais antigas capitais do Nordeste, João Pessoa reúne ruas arborizadas, orla preservada pela legislação que limita a altura dos prédios, povo hospitaleiro, belas praias e badalação light.

Os turistas se concentram nas praias urbanas de Tambaú, Manaíra e Cabo Branco, com barracas, bares e restaurantes. As paisagens mais rústicas e bonitas, entretanto, encontram-se no litoral Sul, na direção de Pernambuco. É lá que está Tambaba, o mais consagrado endereço naturista do Brasil.
 
Já o litoral Norte é point dos surfistas. As águas não são tão claras quanto as do litoral Sul, mas formam excelentes ondas. Quem viaja com crianças deve incluir no roteiro um mergulho nas piscinas naturais de Picãozinho, repletas de peixes coloridos.

 

Uma boa dica: Apreciar o pôr do sol na praia do Jacaré

O pôr do sol ganhou trilha sonora em João Pessoa. Todos os dias, quando o astro-rei dá os últimos suspiros na praia fluvial do Jacaré, o saxofonista “Jurandy do Sax” entoa nada menos que o “Bolero”, de Ravel. O espetáculo acontece por volta das 17h e atrai moradores e turistas que lotam os vários bares à beira-rio.

Centro Cultural São Francisco

Um dos mais importantes complexos barrocos do país, o conjunto arquitetônico de São Francisco atrai estudiosos e turistas do Brasil e também de outros países.

Composta pelo Convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco, a obra foi concluída em 1770 e causa impacto pela grandiosidade e pela beleza do acabamento, que inclui talhas em madeira recobertas de ouro e ricas cantarias em pedra com motivos portugueses e orientais.

A Paixão de Cristo é contada nos painéis frontais, formados por delicados azulejos brancos e azuis. Totalmente recuperado, o conjunto de São Francisco foi transformado em Centro Cultural, aberto a oficinas e exposições. Para conhecer cada detalhe do rico acervo, situado na parte alta da cidade e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, não deixe de fazer uma visita guiada.

Praias do Litoral Sul

Foto: Du Fechini    |    Praia de Tabatinga, Litoral Sul

No litoral Sul, ficam as praias mais bonitas da Paraíba. Uma delas é Tambaba, o paraíso dos naturistas. Entretanto, o acesso só é permitido àqueles que tiram a roupa por completo. Mas para não desapontar quem chega de tão longe, na primeira parte da praia, que também é encantadora e repleta de pedras, falésias e piscinas naturais, vale o contrário, quer dizer, o proibido é ficar nu. No caminho até Tambaba, duas paradas são obrigatórias: Coqueirinho e Tabatinga, lindas praias com águas mornas e calmas, emolduradas por coqueiros e falésias coloridas. Para quem está sem carro, as dicas são os passeios de bugue, de jipe e de van, com paradas nas praias.

Farol do Cabo branco e Estação Ciências

Melhor lugar para apreciar toda a beleza do litoral de João Pessoa, o Farol do Cabo Branco representa o extremo leste do Brasil, indicando a localização da Ponta do Seixas.

É ali que o sol nasce primeiro nas Américas. Inaugurado em 1972, a  40 metros acima do nível do mar, tem formas que remetem a um sisal estilizado.

Areia Vermelha

Foto: Du Fechini    |    Praia de Tabatinga, Litoral Sul

Quando a maré está baixa, barcos, lanchas e jet-skis seguem em direção à Ilha de Areia Vermelha, acessível a partir da praia de Camboinha, em Cabedelo.

O banco formado por areias avermelhadas é cercado por piscinas naturais repletas de peixes. Para lá seguem também os barcos com serviços de bar que servem, entre outros petiscos, o tradicional caranguejo ao coco.